Pensamentos

Vejo um Jeep daqueles antigos na rua e automático, me lembro da Yáscara. Há muito tempo ela me disse que adoraria ter um, um dia. Não consigo me esquecer disso.


Certa vez, numa de minhas muitas visitas ao Julio, meu amigo paulistano, questionei por que ele enchia os copos com água e os deixava na pia da cozinha, ao invés de lavá-los. Comentei que isso era estranhíssimo. Ele me disse que era um costume dele.


Tempos depois, ele me contou, que nunca mais encheu os copos com água, sem que pensasse em mim. Era só abrir a torneira, que começava a rir, lembrando do meu comentário.


Minha amizade com Júlio, movida a telefonemas interurbanos e e-mails, nasceu numa viagem à Chicago e se estendeu por anos.


Era bom ter com quem falar, brincar e rir. Ele veio à Curitiba algumas vezes e eu sempre o visitava em São Paulo. Cada vez o encontrava num trabalho diferente, num apartamento diferente, com uma namorada diferente. Só o que não mudava era sua amizade e os seus filhos, que eram sempre os mesmos.


Certa vez, quando tava aqui, comentou espantado na rua: Nossa aqui também tem Opala! Caímos na risada, pois, por que não haveria de ter Opalas em Curitiba? Seria uma exclusividade de São Paulo?


Um dia houve uma briga entre nós e uma separação. Ele me disse: espero que um dia me compreenda e me perdoe.


Quando finalmente este dia chegou, o procurei. Era tarde. Precocemente ele tinha partido. Ele, mais novo que eu, tinha perdido a tal batalha prum câncer. Dentro de mim, já havia o perdoado, por isso, o procurei e o peso que eu sentia, deixou de existir.


O fato é que cada vez que vejo um Opala, dependendo da cor, penso no meu pai, que tinha um bege, no tio Vicente, que tinha um bordô, que fui eu que escolhi, na e no Júlio, que me fez ligar seu nome a um Opala qualquer, rodando por Curitiba.


O Julio já não pensa mais em mim, eu ainda penso nele ao ver um Opala, assim como penso na Yáscara, ao ver um Jeep.


Às vezes penso, se sou capaz de trazer alguma lembrança boa a alguém...


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Frigidaire

Essencial