Passeio Condoreiro

Bem-vindos a bordo, senhoras e senhores, passageiros, neste passeio aéreo sobre Curitiba. Estamos no outono de 1935.


Da esquerda pra direita, o local onde tudo começou: a Praça Tiradentes, com a bela Catedral Metropolitana, construída há 42 anos. Apreciem no canto direito da praça, o Edificio Broffmann, que será demolido daqui 15 anos.


Logo adiante, podemos ver o quartel dos bombeiros, que será demolido, pra que daqui uns 19 anos tenhamos uma moderna Biblioteca Pública no local. Ao lado, repare no Teatro Guayra na Muricy, que, daqui 2 anos, será completamente demolido.


No primeiro plano, nossa pelada Praça Osório, que depois, acreditem, virará uma floresta urbana, com o imponente Edifício Garcez, que há 8 anos, tenta arranhar o céu.


Depois de nossa provinciana Rua XV, o atual prédio da Universidade Federal, ainda minúsculo, com sua bela cúpula, que infelizmente será demolida, tendo em frente, do outro lado da praça, o bosque, que será derrubado, pra daqui vinte anos, termos construído um moderno teatro, o Guaírão.


Completando o passeio, mais ao canto da foto, podemos apreciar o lindo prédio do Instituto de Educação do Paraná, construído há 23 anos. É isso. Esperamos que tenham aproveitado o passeio. Podem falar: esqueceu disso e daquilo, mas não se esqueçam apertar o botão de curtir, localizado embaixo da janela.



137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Frigidaire

Essencial