O Seminário

O nome do bairro Seminário, onde vivi até meus 24 anos, quando casei, ao contrário do que sempre imaginava, não é devido ao antigo Seminário Maior Rainha dos Apóstolos e nem pelo Seminário Menor São José, que ocupavam o mesmo prédio que hoje comporta a Editora Positivo, na Rua Bispo Dom José e que agora se chama Avenida Nossa Senhora Aparecida.


Descobri estes tempos, por mero acaso, que o bairro da minha infância tem esse nome por causa do vizinho, o atual Colégio Paranaense, onde estudei por cinco anos, e que antigamente, quando foi construído, se chamava Seminário São José e só mais tarde passou às mãos dos Irmãos Maristas, vindos do sul.


Na primeira foto, a construção do edifício em 1901. Nessa época o endereço era Estrada Mato Grosso, que partia do Rio Ivo em direção aos Campos Gerais e a segunda foto mostra o colégio, já pronto, e o seu entorno em 1925.


A terceira foto, de 1938, mostra o bairro e o colégio, numa inusitada vista aérea, tirada das asas de um dos aviões corsários, biplanos, de asas desiguais e de escalonamento ascendente, empregados pela Aviação Naval Brasileira entre 1933 e 1941 e pela Força Aérea Brasileira de 1941 a 1947, que fizeram sobrevoo pela cidade naquele dia. E é isso...





289 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Frigidaire

Essencial