O Internato

O início das aulas era às sete e meia. Quem tinha juízo e bom senso, porém, tava no Colégio Paranaense Internato, na sala do Irmão Balestro, às sete, pras aulas extras.


Nelas, estudávamos Literatura (Triste, a escutar, pancada por pancada. A sucessividade dos segundos...), Latim (rosa rosae rosae rosarum rosis...) e Tupi-Guarani (huepe, mucuica, mutsapirica...).


Quando soava a campainha do colégio, às sete e trinta, ele ordenava aborrecido: que entrem os retardatários!


A fila indiana, em que várias vezes fiz parte, invadia então a sala, com janelas pro corredor, pra que a aula regular começasse.


O conteúdo e o plano da disciplina tavam tudo na cabeça dele. Apostilas, não haviam. Livro escolar, tinha, mas era mais pra constar.


Estudávamos mesmo, diretamente na grande, pesada, difícil, completa, vistosa e inesquecível, Gramática Metódica da Língua Portuguesa, de Napoleão Mendes de Almeida.


Austeridade, seriedade, escuridão, mistério, cheiro de antigo, magia. Parecia até que távamos em Hogwarts, mesmo à uma quadra de minha casa.


Certa vez o Irmão Balestro pediu pra que eu fosse ao quadro. Ordenou que escrevesse banana.


Desenhei as mais belas letras que podia: ba-na-na. E ele esclamou indignado: oh, menininho, mas que letra maravilhosa! E porque o senhor não escreve assim na prova?


Politicamente correto não existia no dicionário dele ou dos outros irmãos. Era um tal de múmia pra cá, banana pra lá, bananão pro outro lado. Nos chamavam do que viesse à cabeça.


Lembro de uma manhã, em que o Balestro entrou pela porta interna da sala, vindo de seu dormitório, ali próximo, e se colocou lá na frente, pra rezarmos.


Quando olhamos, vimos que ele tinha se esquecido de pentear os cabelos. Parecia que Einstein tava ali rezando com os olhos fechados na nossa frente.


Foi difícil encarar a Ave Maria, diante daquela cena burlesca, lutando pra conter o riso...


Irmão Virgílio Balestro, hoje, com noventa e dois anos, vive com boa saúde e ainda reside no Colégio Paranaense.


148 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Frigidaire

Essencial