O Hotel

Localizado na Praça Tiradentes, nosso Flatiron Building, que originalmente era Fuller Building, de 1902, com 21 andares em Nova York, o prédio do Hotel Eduardo VII, que originalmente era Louvre Hotel, depois foi Lord Hotel e finalmente Afamia Hotel, foi construído em 1954, tem 22 andares.


O lindo edifício em estilo art déco, uma UIP, Unidade de Interesse de Preservação, foi construído pelo imigrante sírio libanês Miguel Calluf (1891-1962) atendendo ao desafio do governor Bento Munhoz da Rocha Netto (1905-1973) aos empresários, pra construírem um Paraná moderno.


A boa notícia é que depois de ficar desocupado, desde 2008, ao Deus dará, sofrendo invasões e depredações, o prédio que tinha 180 apartamentos. será totalmente revitalizado. A iniciativa é de uma empresa paranaense em parceria com outra paulista.


A ideia dos envolvidos é dar vida nova aos antigos quartos do icônico imóvel transformando-os em ambientes modernos voltados à locação por temporada.


O projeto do retrofit, que tira partido do que tem que se preservar e valoriza essa preservação, unirá com a parte moderna, pra que o usuário tenha a experiência do antigo hotel, mas inserido em um ambiente moderno e deslocado. Tá previsto também um café no topo do prédio, com uma vista estonteante, onde já me vejo lá, aplaudindo o por do sol. Que assim seja...


Foto | Daniel Castellano


860 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Frigidaire

Essencial