O Chapéu

Deus dá asas a quem não quer voar. Meu pai foi de uma época em que os homens usavam terno. Não costume, só com o paletó. Eram três peças: Calça, paletó e colete. Ele usava terno até pra comandar seus jogadores no Pindorama Futebol Clube, já que era o técnico do time.


Naquela época não se usava apenas terno. Os homens usavam chapéu. E meu pai detestava chapéu! Nunca gostou de usar nada sobre sua cabeça. Nada.


Eu adoro a ideia. Gostaria de ter nascido em outra década, em outro século, em outro planeta, só pra poder usar chapéu sem parecer louco ou bobo.


Certa vez, quando estava dando meus primeiros passos na profissão, encasquetei que poderia e até deveria usar chapéu.


Comprei um chapéu de feltro vagabundo e num instante virei um Clark Kent, um Dick Tracy ou um Clark Gable.


Cheguei ir a algumas reuniões com o chapéu. Teve cliente que até gostaria se aquilo não fosse tão estranho e fora de época.


Uma manhã, estava voando baixo pela calçada da Muricy, me achando. Com uma pasta na mão e aquele chapéu na cabeça, quase batia a cabeça nas marquises devido aos altos índices da inflação do meu ego.


Foi aí que eu fui e um dos meus pés ficou num dos muitos paralelepípedos soltos da calçada.


De Clark Kent, virei, numa passada, o João do Pulo. Em câmera lenta, o corpo foi pra frente, enquanto uma perna ficava pra trás e a outra tentava não cair.


A mão da pasta tentava buscar o equilíbrio necessário e a outra manter o chapéu na cabeça. Consegui superar a crise.


A velocidade do trote diminuiu, o salto tríplice acabou e o perigo de me espatifar tinha desaparecido.


Aliviado, agradecia o fato de pelo menos ninguém ter visto aquele meu quase desastre, quando ouvi a voz de minha prima Roseli, que saía da loja Muricy, do outro lado da rua: Deixa a calçada aí Renato Chapeludo!!


Foi assim que desisti de usar chapéu e voar baixo. Voar é com os pássaros.


PS. Como dito, meu pai não usava chapéu. A foto, meramente ilustrativa, é do ator Robert Stack, (1919-2003) da série Os Intocáveis (1959–1963).



286 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Frigidaire

Essencial