Foi um Rio que Passou em Minha Vida

Atualizado: 17 de mar. de 2021

O encontro do pequeno Rio Atuba, que nasce entre Curitiba, Colombo e Pinhais, com o Rio Iraí, que brota junto à Serra do Mar, em Piraquara, lá pras bandas do Cajuru, onde Curitiba roça nas partes úmidas de Pinhais, forma o marco zero do Rio Iguaçu, que nasce tracejando o limite entre a capital e San Jose de los Piñales.


Pra minimizar o problema de constantes cheias na região próxima ao marco zero natural do Rio Iguaçu, a prefeitura e a Sanepar, ao retificaram os leitos dos dois rios, construindo canais extravasores, criaram um novo encontro artificial pra eles,


É sabido que o Rio Iguaçu, ignorando que seu berço é aqui do ladinho do mar, deixa o leste e parte pro novo oeste, seguindo serpenteando pelo Paraná, rumo ao interior.


Num ponto equidistante entre Balsa Nova e Porto Amazonas, num vale, que imagino muito bonito, no coração dos Campos Gerais, há a travessia da estrada de ferro, que passa por sobre o Rio dos Papagaios, antes deste se acabar numa das muitas curvas do Iguaçu.


Pra que isto fosse possível, foi construída a Ponte dos Arcos, que aparece na foto, uma imensa estrutura, de quase seiscentos metros de comprimentos por sessenta de altura, que também imagino linda e que tenho muita vontade de conhecer um dia.


Voltando ao Iguaçu, no seu caminho, ele muitas vezes, serve de divisa natural entre o Paraná e Santa Catarina. E depois, lá no seu final, de fronteira entre o Brasil e a Argentina.


O número de quedas d'água que ele forma por seu tortuoso caminho, faz dele um dos maiores rios brasileiros na contribuição de geração de energia elétrica. Existem no seu percurso, cinco represas pro aproveitamento hidroelétrico.


E claro, na sua foz, ele cria a famosérrima Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, que recebeu mais de quinhentos milhões de votos e dispensa comentários. Depois da queda, suas águas se juntam às do Rio Paraná, que timidamente, só vai encontrar o oceano disfarçado de Rio de la Plata, perto de Buenos Aires. porém, ai, porém, esta já é uma outra história...


2.029 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Frigidaire

Essencial