Farinha de Milho

Tava numa manhã de domingo, na casa de massas, na Cândido Hartmann, aguardando ser chamado e não sei se por costume, ímpeto ou simples curiosidade mesmo, perguntei quais eram os ingredientes da tão deliciosa farofa que eles fazem e vendem em potinhos.


A simpática senhora me respondeu enumerando inúmeros itens e como ponto final: farinha de milho.


-Ah, farinha de milho, eu sabia que tinha. Respondi. - ganhei vários sacos dela em minha vida, do meu padrinho que tinha uma fecularia...


- Onde seu padrinho tinha fecularia, meu querido? Perguntou ela. - Ah, não era aqui, não, era no interior do Paraná. - Mas, em que cidade? - Onde eu nasci, em Siqueira Campos.


Nesse momento, os olhos dela, que ficaram ainda mais brilhantes, se encontraram com os do filho, que fitavam os dela e que voltaram pros meus.


- Você é afilhado do meu inesquecível tio, Francisco Castilho? - E você é sobrinha do meu padrinho Chico Farinha, dono da Fecularia Santa Helena?


E foi assim que eu soube que dona Isabel, foi aluna de minha mãe, tinha um apreço muito grande por meu pai e conhece toda minha família, de cabo a rabo, tanto do lado da minha mãe, como do lado do meu pai.


E tudo por causa da deliciosa farofa, que a partir de então, adquiriu novos ingredientes...


270 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Frigidaire

Essencial