A Morte do Morro

O Palacete Macedo, construído em 1902, sobre o Morro Alto da Bela Vista, ficava no cruzamento das quase paralelas, rua Aquidaban, hoje Emiliano Perneta e a Dr. Pedrosa, na esquina onde mais tarde foi criada a Buenos Aires, no Batel.


O projeto, encomendado pelo comendador Manoel de Macedo, o famoso industrial ervateiro, ao engenheiro italiano Ernesto Guaita, que também fez o do Palácio Rio Branco e o Palacete da esquina da XV com a Monsenhor Celso, usou técnicas construtivas alemãs.


A altura original do morro, com mais de dez metros acima do nível da rua, foi mantida através de um grande muro de arrimo, feito com pedras, que destacava a imponência da construção. Lá de cima, os olhos do comendador podiam vislumbrar-se com toda a cidade e os campos que a circundavam até a Serra do Mar.


Com o passar dos anos o ervateiro teve problemas financeiros e o palacete acabou se tornando propriedade do estado, que em 1928, instalou nele o Museu Paranaense, que permaneceu ali por mais de três décadas. O visitante, além do acervo histórico, tinha uma vista privilegiada da cidade. A mesma que o comendador tinha.


Em 1965, o prédio foi vendido ao Banco Central e o Museu Paranaense foi retirado dali. O palacete e a colina, embora fossem um patrimônio cultural e paisagístico da cidade, foram condenados à morte e postos abaixo, num verdadeiro crime, ficando apenas um imenso buraco e um vazio no local.


A alegação pra tanta destruição na época, era de que ali seria construído um formidável banco estatal. Nada foi feito ali restando apenas o tal buraco, cercado por um tapume, abandonado por 30 anos, até que o terreno foi ocupado por uma rede de pizzaria que ficou no local por quase vinte anos.


Cresci vendo aquele lugar rodeado de tapume e hoje, quase 10 anos depois da pizzaria, há a estranha estrutura de um prédio, que nunca ficou pronto, e a presença do tapume novamente.

Gostaria muito de ter conhecido o Palacete Macedo e o Morro do Alto da Bela Vista, mas o que sobrou pra mim foi apenas muito tapume e alguns pedaços de pizza.




448 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Frigidaire

Essencial