A Fábrica

Meu tio, João Gonçalves da Silva, tinha uma fábrica de malas. Ficava na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no Seminário, talvez por coincidência, exatamente em frente da tradicional e conhecida fábrica de Malas Ika.


Lembro que a fábrica de malas BBC, onde ele era um dos sócios, era instalada num barracão simples de madeira branco, com uma pequena escadaria de alvenaria, que chegava numa porta dupla de madeira branca, com aqueles trincos antigos de ferro forjado, comum nas casas antigas do interior.


No local, mais tarde, foi construído ali, a agência do Bamerindus, que saiu da esquina e foi pro meio da quadra. Mais tarde esse Bamerindus virou HSBC, que veio e sumiu e agora é Bradesco.

Voltando ao passado, ao passar pela porta de madeira, o visitante chegava num hall vazio, onde à direita havia a sala dos diretores, à esquerda, uma sala com o showroom e ao fundo, um salão com a linha de produção.


No showroom, os elegantes jogos de malas e frasqueiras eram expostos sobre prateleiras forradas, com cortinas cinzas que permaneciam fechadas e iam sendo abertas conforme a apresentação ao cliente ia acontecendo. Eu era pequeno, mas lembro bem do cheiro de couro do lugar.


Todo o processo era feito à mão e todas as malas eram de couro legítimo. Às vezes ia lá com meu pai e aproveitava pra passear por entre os corredores da linha de produção onde via os moldes de papelão duro, pra recortar o couro, que ficavam pendurados pelas paredes de madeira.


A sala era espaçosa e com grandes janelas laterais que deixavam a luz natural entrar. Tanto o produto, quanto o público, eram bem diferentes da Ika. As malas eram luxuosas, apesar de aparentemente simples, feitas sob medida e com produtos de primeira qualidade.


A BBC sucumbiu antes da Ika, que teve uma morte bem mais lenta e letárgica. Uma pena. Hoje, tanto uma quanto a outra, seriam totalmente inviáveis. Num mundo onde tantos produtos orientais, mais leves, com baixo custo e com vida curta, dominam o mercado, elas não teriam mais espaço.


88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Frigidaire

Essencial